sexta-feira, 25 de março de 2011

Deus para os íntimos




Nessa semana, revi um querido amigo que fora morar na Europa há mais ou menos trinta anos. Marquei com ele numa sorveteria, pois sempre amamos tomar ice cream e filosofar juntos. Passamos horas a fio, matando a saudade e, como sempre, vieram à baila nossos assuntos preferidos: crenças, comportamentos, opiniões, a eterna impermanência da vida e outras loucuras. Perguntei a ele:
- Como está sua relação com Deus?
Detalhe: ele era um ateu convicto na aurora de nossas vidas e depois de um surto místico, já homem feito, alumbrou-se.
- Amiga, mudou tudo – respondeu-me. – Hoje o meu conceito de Deus é o seguinte: Ele é o Criador do mundo, está sempre perto de mim, me ajuda e quando minha esposa precisa, também a atende.
- Quando você evoca Deus, pensa que ele está onde? – Indaguei curiosa.
- Em TUDO. – Disse-me.
- Que tudo?
- O mar, o vento, fogo, tudo... Tudo.
- Sim, mas se Deus está no mar, ele também é o tsunami; se está no vento, é o furacão e se está no fogo, também é o incêndio.
- Pare, viu, Cisete! – Explodiu - Lá vem você com suas sandices. Para mim ele é tudo de bom. Essas desarmonias fazem parte do lado capeta da vida.
- Tudo bem. Posso lhe dizer sobre como hoje eu entendo e sinto Deus?
- Claro. Adoro te ouvir.
- Eu vejo e sinto uma força que está em tudo, uma energia que tudo permeia. A minha alma vibrou de alegria quando estudando Einstein, li o conceito dele sobre Deus: “O átomo é o trono do amor, é o trono que Deus escolheu para se fazer presente dentro e fora de nós”. Meu amigo, a energia criadora é que faz TUDO existir. Sem o átomo TUDO é NADA. Se dentro e fora de nós tem átomo, escolher o que chamamos de Bem ou de Mal é uma opção do Deus que você é e da Deusa que eu sou. Para mim, Deus é o mar tranquilo, mas é também o tsunami.
- Você está querendo me dizer que Deus quis causar o tsunami no Japão? Isso é um absurdo!
Como eu estava com “A Grande Síntese”, obra do pensador Pietro Ubaldi, na bolsa, e havia estudado um dia antes algo que poderia ampliar a ideia de Deus do meu amigo, peguei o livro e perguntei-lhe se poderia ler um trecho. Ele permitiu:
- “O grande hálito que move e vivifica a matéria cósmica é a alma, espírito, paixão, turbilhão. Não é apenas acrescentada a ela, mas funde-se com ela. Deus não é a potência exterior, mas reside no íntimo das coisas, na profundidade de cada ser e no íntimo, opera na essência”.
Ao erguer meus olhos, vi lágrimas rolando nas faces daquele homem terno e vulcânico. Sorri e o contemplei:
- Amiga – disse-me – o meu choro é de comoção pelo muito que você cresceu, porém é mais ainda por medo de não recuperar o tempo que perdi, vendo um Deus fora, personificado, limitado...
- Ei, pare com isso! Somos eternos e sempre é tempo de ter tempo.
Foi aí que ele se lembrou que havia um copinho com sorvete de nozes à sua frente e fez menção de tomar um bocado, mas teve uma engraçada surpresa:
- Ó paí Ó! Meu sorvete derreteu...

7 comentários:

  1. Lendo este texto me veio aquela sensação de como eu preciso evoluir e conhecer e me aproximar de Deus. Mas vejo que isso como tudo na vida é um exercício diário e ininterrupto. Não basta só saber temos que vivenciar. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, minha amiga. Vivenciar é preciso,porque a experiência é insubstituível. Beijo azul!

    ResponderExcluir
  3. Sempre aprendendo com você amiga, muito lindo seu texto, bjs. Alvim

    ResponderExcluir
  4. Assim tudo fica bem mais fácil! Muito obrigado. Você sabe das coisas.

    ResponderExcluir
  5. Somos Deuses. Não sou a única a saber das coisas. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. já tinh lido fazia tempo, mas agora resolvi registrar que aprender é pouco viver com é ter sempre o dom de sacar aquilo que é linda da vida!

    bjooo e te amo mesmo!^^

    ResponderExcluir